Federação Paranaense de Paraquedismo

Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Curitiba

PARAQUEDISMO

“Série B”

Etapa Curitiba e Região Metropolitana.

 

 

 

 

  1. Finalidade:

 

Regulamentar o Paraquedismo nos Jogos de Aventura e Natureza - ETAPA CAPITAL e REGIÃO METROPOLITANA.


2. Local, Cronograma e Aeronave:

 

  1. LOCAL: WS Aircraft Museum - R. Paulo Abdala, 650 - Salgadinho, Campo Largo - PR, 83606-480
  2. DATA: 30 e 31 de maio de 2024.
  3. BRIEFING DE SEGURANÇA: 09h00 do dia 30 de maio de 2024.
  4. INÍCIO DO CAMPEONATO: Após o briefing de segurança.
  5. TÉRMINO DO CAMPEONATO: Pôr do sol do dia 31 de maio de 2024 (podendo estender-se até o dia 2 de julho por condições climáticas).
  6. AERONAVE: PT-KHI / C182
  7. DATA RESERVA: 08 e 09 de junho.

 

3. Inscrição:

 

O pagamento da inscrição, no valor total de cada equipe, deverá ser realizado via transferência bancária ou PIX, no Banco do Brasil, Agência 0352-2, conta corrente: 126711-6, PIX: 00668606000108 (CNPJ).

 

 

DATA

 

 

 

Valor por equipe

Até 20/05/2024

R$500,00

A partir 21/05/2024

R$1.000,00

 

Inscrições serão encerradas no dia 25/05/2024.

 

Em caso de cancelamento do evento pelo Governo do Estado do Paraná, 100% da inscrição será devolvida.

 

Até o dia 15/05/2024 os clubes com atividades mensais: VEM SALTAR, SKYDIVE CASTRO, FLY LONDRINA e FLY FOZ, poderão indicar 2 equipes para representarem.

 

4. Premiação:

 

  • 1º LUGAR: Troféu, medalha e 40% arrecadado;

 

  • 2º LUGAR: Troféu, medalha e 30% arrecadado;

 

  • 3º LUGAR: Troféu, medalha e 10% arrecadado;

 

  • Todos os participantes: medalhas de participação, sorteio de uma jaqueta Descola Wear, sorteio de 4 vagas para utilizar no dia 1 de junho de 2024 no WS Museu.

 

  • Aos operadores de rádio: Sorteio de uma jaqueta Descola Wear;

 

5. Composição das equipes.

 

A equipe será composta com os pré-requisitos:

 

a) ATLETA PERFORMER:

Categoria mínima: AI com 15 saltos;

Categoria máxima: B com máximo 150 saltos;

Filiação no site CBPq após: 01/01/2021.

 

b) CÂMERA:

Categoria mínima: B com 151 saltos, e, autorizado no site da CBPq para utilização de câmera esportiva.

 

c) A composição das equipes obrigatoriamente, conforme Código Esportivo:

 

 

ATLETA PERFORMER

 

CÂMERA

 

Categoria AI

Categorias: “D”; “C” (TBBF) e “B” (TBBF)

Categoria A

Categorias: “D”, “C” e “B” (TBBF)

Categoria B

Categorias: “B”, “C” e “D”

 

 

  • Profissionais TBBF estão inviabilizados de participação como performer;
  • Atletas filiados anterior a 01/01/2021 (conforme site CBPq), ficam inviabilizados de participação como atleta performer;
  • O número máximo de 10 (dez) equipes;
  • Até o dia 15/05/2024 os clubes com atividades mensais: VEM SALTAR, SKYDIVE CASTRO, FLY LONDRINA e FLY FOZ, poderão indicar 2 equipes para representarem.
  • O atleta performer deverá participar em um único time;
  • O câmera poderá participar no máximo em 2 times - somente na falta de câmera - e será responsável pelo seu material de filmagem, será de sua responsabilidade a inviabilidade de julgamento em caso de problemas técnicos, não cabendo quaisquer tipos de protesto ou “re-jump”.
  • O câmera deverá estar ciente que deverá portar outro equipamento para decolagens “sem corte”, podendo ser viabilizado o W.O pelo mesmo.
  • A filmagem do câmera será único objeto de julgamento.
  • Participantes de categoria AI, será obrigatório o uso do rádio;

 

6. Valor da vaga:

 

  • SEM COBRANÇA DE VAGAS AOS FILIADOS DA FEPAR;

 

  • R$260,00 (duzentos e sessenta) para não filiados a FEPAR ou transferidos após o edital;

 

7. Objetivos:

 

  1. Determinar a equipe Campeã dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Capital e região metropolitana, bem como a segunda e terceira colocada;
  2. Promover um campeonato combinando atletas iniciantes com experientes;
  3. Apresentar uma imagem atrativa dos saltos de competição e padrões (pontuação) para os competidores, expectadores e mídia;
  4. Promover a troca de informações e aprendizado entre as equipes em um clima saudável de competição e ajuda entre os competidores;
  5. Incentivar os atletas filiados a FEPAR em manter-se no esporte, incentivando-os através de competições;
  6. Aprimorar métodos e práticas de julgamento

 

8. Execução do CAMPEONATO:

 

  1. O campeonato será executado em princípio em 04 (quatro) rodadas, no entanto, poderá ser considerado válido com apenas 01 (uma) rodada completa realizada, em caso de impedimento técnico, climático ou quaisquer outras circunstâncias julgadas pela comissão técnica que o impeça de ser continuado.
  2. Todas as rodadas realizadas serão válidas, não haverá descartes.
  3. As rodadas serão contínuas;
  4. As imagens serão julgadas a cada salto, e, será DECLARADA campeã a equipe que obter o maior score de julgamento da (s) rodada (s);
  5. No briefing de segurança, poderá haver ajustes de regras, após início do campeonato fica proibido quaisquer tipos de alterações.

 

8.1 Execução do SALTO:

 

  1. Os saltos serão a 10.000 pés;
  2. O tempo de execução das manobras será de 30 segundos (pilotinho no ar nos 30 segundos); 
  3. Se o atleta performer lançar o pilotinho acima de 35 segundos, o salto será considerado zerado;
  4. Se o atleta performer lançar o pilotinho acima de 40 segundos, será considerado comando a baixa altura, recebendo o cartão amarelo;

 

9.  Saídas da aeronave – Compulsórias (obrigatórias);

 

  1. Saída no montante, vento relativo no front;
  2. Saída de mergulho;

 

*** O que será julgado: heading e body position

 

10. Movimentos compulsórios (obrigatórios) – Todos em Belly fly;

 

  • Check altímetro;
  • 360º;
  • BACK LOOP;
  • FRONT LOOP;
  • BARREL; e,
  • TRACK/Movimento a frente.

 

*** O que será julgado dos movimentos acima: a) heading; b) nível/proximidade durante as manobras; c) execução com precisão dos movimentos; d) direção e execução do track/movimento a frente.

 

10.1 Exercícios bonificação – Todos em Belly fly;

 

  • Quaisquer tipos de “grip”;
  • Side slide;
  • 90º.

 

*** Exercícios NÃO obrigatórios, com bonificação na pontuação.

 

10.2 Manobras proibidas ao performer;

 

  1. SIT FLY;
  2. BACK FLY;
  3. BACK TRACK.

 

*** A execução destes movimentos – zero automático

 

11. Sequência do salto 01;

 

  1. Saída: montante;
  2. Tunô (BARREL ROLL);
  3. Check altura;
  4. 360º para o lado esquerdo;
  5. 360º para o lado direito (somente cat B);
  6. Check altura;
  7. Exercício de bonificação (item 10.1);
  8. 90º em relação ao câmera: TRACK (cat B) / Movimento a frente (A e AI).

 

11.1 Sequência do salto 02;

 

  1. Saída: montante;
  2. FRONT LOOP;
  3. Check altura;
  4. 360º para o lado direito;
  5. 360º para o lado esquerdo (somente cat B);
  6. Check altura;
  7. Exercício de bonificação (item 10.1);
  8. 90º em relação ao câmera: TRACK (cat B) / Movimento a frente (A e AI).

 

11.2 Sequência do salto 03;

 

  1. Saída: mergulho;
  2. BACK LOOP;
  3. Check altura;
  4. 360º para o lado esquerdo;
  5. 360º para o lado direito (somente cat B);
  6. Check altura;
  7. Exercício de bonificação (item 10.1);
  8. 90º em relação ao câmera: TRACK (cat B) / Movimento a frente (A e AI).

 

11.3 Sequência do salto 04;

 

  1. Saída: sorteada;
  2. SORTEIO: BARREL, BACK LOOP ou FRONT LOOP;
  3. Check altura;
  4. 360º para o lado direito;
  5. 360º para o lado esquerdo (somente cat B);
  6. Check altura;
  7. Exercício de bonificação (item 10.1);
  8. 90º em relação ao câmera: TRACK (cat B) / Movimento a frente (A e AI).

 

12. O que será julgado e avaliado:

 

  • Tempo de execução;
  • Heading;
  • Nível;
  • Proximidade;
  • Dificuldade;
  • Segurança no salto.

 

13. Infrações/Penalizações:

 

A comissão técnica julgadora terá plenos poderes para julgar os casos de infrações as normas de segurança, cabendo desde CARTÃO AMARELO ou VERMELHO.

 

  • Serão consideradas, em princípio o cartão amarelo:

 

  1. Não separação (horizontal e vertical) no comando;
  2. Comando/abertura a baixa altura;
  3. Navegação com “carrosséis” ou que coloquem em risco a si mesmo e outros paraquedistas;
  4. Pouso em sentido contrário determinado, sem quaisquer justificativas que coloquem em risco a si mesmo, outros paraquedistas e o público;
  5. Pouso em área não permitida para sua categoria;
  6. Velame fora da especificação do item 16;
  7. No pouso: Curvas a baixa altura;
  8. No pouso: Curvas acima de 90º para os atletas categorias: AI, A e B;

 

  • Serão consideradas com cartão vermelho a reincidência acima, ou, as seguintes infrações:

 

  1. Alteração do tipo do salto, que não condiz com a regra do campeonato, eliminação automática dos Jogos de Aventura e Natureza 2024, considera-se todos os integrantes do time com cartão vermelho;
  2. TRV (Trabalho relativo de velame);
  3. Tentativa de burlar regra do evento;
  4. Cobrança de profit;
  5. Agressões verbais ou físicas.

 

14. Protesto:

 

Para fins de protesto o valor é de R$2.000,00 por equipe.

JULGAMENTO DO PROTESTO: Juiz Chefe + RTA + Diretoria FEPAR;

 

* Caso seja julgado procedente, o valor não será restituído.

 

  • A equipe que não estiver representada no briefing de segurança estará inviabilizada de protesto;

 

15. Comissão Julgadora

 

  • RTA: Emerson Plaier da Cruz;
  • Juiz Chefe: Francisco Garcia;
  • Juiz Adjunto: A decidir

 

16. Regras para utilização de velame:

 

  • Obrigatória utilização de velames conforme art. 47 do código Esportivo.

 

Art. 47 Dentre outras exigências, os seguintes parâmetros máximos de wingload (peso do paraquedista somado ao peso do equipamento em libras ou pounds, divididos pelo tamanho do velame) para utilização de velames principais e reservas em cada categoria devem ser obedecidos:

 

I. Categoria "AI" – Velames retangulares com carga alar entre 0.5 e nunca maior que 1.0;

 

II. Categoria "A" – Velames retangulares ou semielípticos classificados como iniciantes com carga alar nunca maior que 1.10;

III. Categoria "B" - Velames retangulares ou semielípticos classificados como intermediários com carga alar recomendada máxima de 1.10 e nunca maior que 1.30.

IV. Categoria "C" - Velames semielípticos ou elípticos classificados como avançados com carga alar recomendada máxima de 1.3 e nunca maior que 1.5 desde que o atleta tenha no mínimo 100 saltos com carga alar não superior a 1.3 com velame similar;

V. Categoria "D" - Velames elípticos ou "Cross Braced" classificados como "Experts" com carga alar ilimitada, e tamanho compatível com o nível de experiência e propósito de sua utilização.

17. Equipamentos obrigatórios

 

  • Rádio – AI;
  • Macacão (atleta performer);
  • Altímetro de pulso;
  • Capacete aberto ou fechado;
  • Óculos (se aplicável);
  • Seguro CBPq;

 

17.1 Equipamentos altamente recomendados

 

  • Rádio – CAT “A”;
  • Macacão (câmera);
  • Altímetro sonoro.

 

17.2 Equipamentos proibidos

 

  • Macacão tipo “câmera com asa”;
  • Câmeras para categorias AI e A;
  • Câmeras para categorias B - caso não esteja permitido no site CBPq.

 

18. Operadores de rádio:

 

  • Somente profissionais ou com conhecimento em operação.

 

 

19. Situações Meteorológicas diversas:

 

Caso a equipe precise retornar no avião devido ao mau tempo, será dado oportunidade de RE-JUMP.

 

 

20. Desistência/Contusões/Ausência – W.O:

 

  • Em caso de desistência ou contusão do performer - após o início do campeonato - não haverá possibilidade de substituição. A equipe será considerada eliminada.

 

  • W.O - Em caso de W.O da equipe ou de qualquer integrante, será considerada eliminada;

 

21. Seleção de participação:     

 

Terão prioridades na participação conforme escala:

 

  1. Times indicados pelos clubes/escolas;
  2. Participação dos Jogos de Aventura e Natureza nos anos anteriores;
  3. Brasileiros e estrangeiros filiados a Confederação Brasileira de Paraquedismo e Federação Paranaense de Paraquedismo;
  4. Brasileiros e estrangeiros filiados a Confederação Brasileira de Paraquedismo e filiadas;
  5. 12 (doze) saltos nos últimos 03 meses, conforme caderneta apresentada na inscrição e declaração das áreas filiadas à CBPq;

 

22. Impossibilidades de participação:

 

  1. Não inscrito na Confederação Brasileira de Paraquedismo ou inativo;
  2. Re-certificação de equipamento fora do prazo conforme Código Esportivo da CBPq;
  3. Não possuir DAA (Dispositivo de Abertura Automática) ou fora de validade;
  4. Equipamento não aprovado por rigger/certificadores ou instrutores no local;
  5. Categorias AI e A: 30 dias ou mais – data do último salto;
  6. Categorias B/C/D: 60 dias ou mais - data do último salto;
  7. Estar cumprindo suspensão em território nacional;
  8. Suspenso nos últimos 120 dias em alguma atividade do Brasil, sem DECLARAÇÃO de reciclagem por um profissional.

 

23. Outras informações:

 

  1. Dobragem: R$25,00;
  2. Locação de equipamento: R$80,00;
  3. Obrigatória a assinatura do termo de compromisso dos Jogos de Aventura e Natureza;
  4. Todas inscrições serão analisadas com possibilidade serem recusadas;
  5. Saltos de treinamento até o briefing de segurança, após o início da competição fica proibido qualquer tipo de treinamento.
  6. Cancelamento por mau tempo, será decidido pelo Governo do Estado do PR através da secretaria do Esporte;
  7. Os times serão nomeados pelo clube escola ou cidade, proibido nomes pejorativos;
  8. SEGURO CBPq obrigatório para todos os participantes.

 

Como contratar:

 

Antes de saltar, efetuar PIX para seguro@cbpq.org.br, enviar comprovante e também o número da CBPQ para WhatsApp da Secretaria (15) 99862-4400 – Valor de R$5,00 day use.

 

24. Da realização e organização:

 

  1. Governo do Estado do PR, através da Secretaria do Esporte;
  2. Federação Paranaense de Paraquedismo, e;
  3. Apoio: Confederação Brasileira de Paraquedismo
  4. Apoio: WS MUSEUM / VEM SALTAR PARAQUEDISMO.

 

25. Sobre os Jogos de Aventura e Natureza – Capital e Região Metropolitana:

 

Ativo desde 2019, os JAN’s contaram com a participação de mais de 150 mil atletas em suas competições. Divido por etapas, os JAN’s se fazem presente em regiões do estado: Capital, Litoral, Corredor das Águas, Norte, Sudoeste, Angra Doce e Lindeiros.

 

O Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte, informa o calendário de cada etapa e se a modalidade foi indicada para mesma etapa.

 

Para etapa o paraquedismo foi agraciado. O Governo do Estado do Paraná indicou as seguintes cidades para Etapa: Curitiba ou Campo Largo.

 

Site oficial dos jogos de Aventura e Natureza:

https://www.esporte.pr.gov.br/jogosaventuraenatureza

 

Processo dos Jogos: O Governo do Estado abre uma licitação para o campeonato, posteriormente ao processo licitatório, a Federação indica o clube operador de cada região. O licitante vencedor faz a contratação com o clube operador regional.

 

EDITAL DA ETAPA:

 

https://www.transparencia.pr.gov.br/pte/compras/licitacoes/pesquisar-param?numprocesso=366&ano=2024&codmodalidade=68

 

 

A FEPAR não recebe nenhum montante exceto as inscrições no qual é repassado para a premiação da etapa e gastos administrativos, como locomoção e hospedagem.

 

Toda prestação de contas dos Jogos de Aventura e Natureza está no site do Governo do Estado do Paraná, prestado pelo Governo do Estado e licitante vencedor.

 

A FEPAR é obrigada a relatar toda operação ao Governo do Estado sobre os Jogos, valor de inscrição, valor repassado da premiação, número de lançamentos, incidentes, nomes dos participantes, termos e CPF. Caso não seja feito, ficamos sob pena de exclusão dos Jogos de Aventura e Natureza.

 

Desde 2019 a FEPAR está presente nos Jogos de Aventura e Natureza, cumprindo com suas obrigações.

 

Para reclamações, sugestões e elogio:

 

https://www.esporte.pr.gov.br/servicos/Servicos/Ouvidoria/Registrar-solicitacao-na-ouvidoria-do-Estado-do-Parana-eVoGZarb

 

Edital publicado em 11/05/2024

 

Diretoria FEPAR

 

 

Fabrício Macoto Miazaki

Presidente

 

Francisco Garcia (Chicão)

Vice-Presidente

 

Luciano Miguel da Silva (Big Lu)

Secretário

 

Fábio D´Aguilla Pelayo

Diretor Técnico

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